Dentre vários instrumentos do compliance são o código de ética e o código de conduta, que podem ser elaborados de forma individual ou conjunta.
Sabemos que toda profissão possui seu código de ética, mas cada vez mais se faz necessário que cada empresa tenha o seu próprio código de ética e conduta.
Para tanto, a empresa precisará definir seus objetivos, missão e valores para lograr à instrumentalização do padrão de ação e relacionamento interno bem como com todas as pessoas físicas e jurídicas que mantenham relação profissional – vinculando todos com que possuam relação direta ou indireta.
A elaboração do código de ética e conduta é personalizada de acordo com as necessidades e princípios da empresa, podendo conter normas que estabeleçam sobre conflito de interesses, sigilo de informações, local de trabalho inclusivo, respeito à diversidade, respeito aos direitos humanos, ambiente de trabalho seguro, compromisso com a sustentabilidade, dentre outros.
Dessa forma, o código de ética ditará os princípios e valores que a empresa acredita de modo que todos estejam alinhados na mesma forma de agir, aumentando assim a tranquilidade no ambiente de trabalho.
Mas, e se após ser publicizado para todos os vinculados à empresa e houver o descumprimento?
O próprio código de ética e conduta irá prever as penalidades para o seu descumprimento visando as boas práticas para as soluções de conflitos.
Caso a sua empresa ainda não tenha este instrumento tão importante para o ambiente empresarial, entre em contato AQUI para maiores informações.