Investigação de paternidade após a morte

O direito à investigação de paternidade é imprescritível, ou seja, pode ser demandado a qualquer tempo.

Isto porque, é de suma importância saber a filiação biológica, ter acesso às origens e ao nome.

A investigação de paternidade judicial pleiteada quando o suposto pai se recusa a voluntariamente realizar o exame de DNA é conhecida por todos.

Todavia, o que muitos não sabem é sobre a possibilidade de ingressar com ação judicial visando o reconhecimento de paternidade após o falecimento ou desaparecimento do suposto pai, através de perícia junto aos parentes consanguíneos.

A Lei n. 14.138/2021 incluiu o §2º no artigo 2-A da Lei n. 8.560/92 que regula a investigação de paternidade autorizando o procedimento.

Caso esteja em uma situação de falecimento ou desaparecimento do suposto pai, é imprescindível buscar a investigação de paternidade post mortem a fim de obter o reconhecimento almejado.

Entre em contato AQUI para maiores informações.          

CATEGORIAS

direito civilalimentosdireito civilcasamentopensão alimentíciadireito civilpropriedade intelectualdireito civildireito tributáriodireito imobiliáriodireito do consumidordireito civildireito contratualdireito civilpartilhadireito tributáriodireito contratualisençãodireito civilpensão alimentíciaitcmddireito civildireito empresarialDireito Tributárioherançaproteção de dadosdireito empresarialpropriedade intelectualdireito médicodireito constitucionalpensão alimentíciadireitos humanosdireito de famíliadireito imobiliárioherançamarcasproteção de dadosdireito de famíliaDireito de Famíliadireito imobiliáriodireito das sucessõesdireito civildireito de famíliadireito das sucessõesdireito civildireito da saúdedivórcioinventáriodivórcioipvadireito tributáriodireito civilcasamentodireito civildireito civildireito civildireito imobiliáriodireito empresarialdireito médicodireito civildireito civildireito civildireito civildireito civilplanejamento sucessóriodireito de famíliaproteção de dados pessoaisdireito tributárioisençãodissolução de união estávelipvadireito civilLGPDdireito civildireito empresarialdireito constitucionalDireito Civildireito civildireito do consumidordireito contratualdireito tributáriodireito civilalimentos gravídicosdireito tributáriodireito civildireito de famíliadireito das sucessõesinventáriopcddireito civildireito civildireito civildireito imobiliáriodireito civildireito empresarialdireito do consumidordireitos humanosdireito civildireito civildireito civilcompliancedivórciodireito médicodireito do consumidordireito empresarialdireito empresarialunião estável