ITBI – São Paulo: É possível o recolhimento com base no valor da transação?

O ITBI é imposto de competência municipal que tem como fato gerador a transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

No Município de São Paulo, a Consolidação das Leis Tributárias Municipais é disposta pelo Decreto n. 61.810/2022 e o imposto é regido pela Lei Municipal n. 11.154/1991 e pelo Decreto n. 55.196/2014.

No caso da aquisição de imóvel, para a lavratura da escritura pública, é essencial o pagamento do ITBI.

Pois bem, enquanto o Código Tributário Nacional determina que a base de cálculo do imposto é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos, a legislação municipal considera o valor pelo qual os bens ou direitos serão negociados à vista em condições normais de mercado.

Então surgira o valor venal de referência que é periodicamente atualizado pela Prefeitura a fim de determinar a base de cálculo do imposto.

Assim, aplicando como base de cálculo do ITBI o valor venal de referência, o Fisco Municipal acaba por ignorar o valor da transação declarado pelo contribuinte determinando o recolhimento do imposto muitas vezes por valor acima da quantia efetivamente paga na compra do imóvel – causando extrema onerosidade.

Dessa forma, acompanhando algumas decisões a favor do contribuinte, é de extrema importância a análise do caso para verificar a possibilidade de ingressar com medida judicial visando o recolhimento do ITBI aplicando como base de cálculo o valor da transação, viabilizando assim a devida escritura pública.

Entre em contato AQUI

 

CATEGORIAS

direito civildireito empresarialdireito empresarialdireito civilinventáriodireito civilherançadireito médicodireito tributáriopropriedade intelectualalimentosdireito civildireito civilherançadireitos humanosdireito civildireito tributáriodireito do consumidordireito constitucionaldireito civildireito do consumidordivórciodireito empresarialdireito civilpensão alimentíciadireito de famíliadireito civildireito constitucionaldireito civildireito das sucessõesdireito civildireito civildireito civilalimentos gravídicosdireito civildireito civildireito empresarialproteção de dados pessoaisdireito de famíliadireito imobiliáriodireito civildireitos humanosdireito civildireito empresarialplanejamento sucessóriodissolução de união estáveldireito civildireito civildireito empresarialDireito de Famíliapensão alimentíciadireito imobiliárioDireito Civilisençãodireito contratualpensão alimentíciadireito civilcompliancedireito empresarialdivórciodireito de famíliadireito tributáriodireito da saúdecasamentodireito civilproteção de dadosinventáriodireito civilpartilhadireito contratualipvadireito de famíliadireito das sucessõesLGPDproteção de dadosdireito imobiliáriodivórciodireito médicodireito de famíliadireito civildireito civildireito médicopropriedade intelectualdireito civilisençãodireito imobiliáriodireito tributárioDireito Tributáriodireito civilitcmddireito do consumidordireito imobiliáriodireito tributáriodireito de famíliadireito civildireito civilpcdipvaunião estáveldireito contratualdireito civildireito civildireito do consumidormarcasdireito das sucessõesdireito de famíliadireito civildireito de famíliadireito civildireito tributáriocasamentodireito civil