Alimentos gravídicos: como requerer?

Se equivoca quem imagina ser a pensão alimentícia somente um dever posterior ao nascimento da criança. 

 

A Lei n. 11.804/2008 tratou de disciplinar o direito aos alimentos gravídicos e sua aplicação prática.

 

A função dos alimentos gravídicos é a divisão da responsabilidade entre ambos os genitores das despesas adicionais da gravidez.

 

Esta pensão é destinada à gestante, incluindo não somente o gasto com alimentação, mas também assistência médica, psicológica, exames complementares, medicamentos, parto, dentre outros gastos necessários à manutenção da dignidade da genitora.

 

Como exercer esse direito? A ação de alimentos gravídicos tem por finalidade requerer que o genitor da criança, à medida de suas possibilidades, contribua com os custos dispendidos pela genitora em virtude da gravidez.

 

E quando a criança nasce, como ficam os alimentos? Após o nascimento, os alimentos gravídicos se convertem em pensão alimentícia – destinada à criança.

 

Mas, e se o valor dos alimentos gravídicos forem insuficientes? Ou se o genitor não concordar em manter o mesmo valor?

Em ambas as hipóteses, tanto a genitora quanto o genitor, podem ingressar com revisão de pensão alimentícia, buscando sua majoração ou diminuição.

 

Uma dúvida que sempre surge é: vale a pena ingressar com pedido de alimentos gravídicos? 

 

Claro que sim, haja vista que o objetivo dessa medida é justamente o compartilhamento da responsabilidade pelas despesas geradas na gravidez. Além disso, caso seja acordado um valor suficiente para a manutenção das necessidades da criança, a pensão já estará fixada.

 

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco, somos especializados nesse tipo de demanda.

 

Contato: (11) 98215-5942 (whatsapp)

CATEGORIAS

direito empresarialisençãodireito de famíliadireito civildireito civilpropriedade intelectualdireito civilpcddireito empresarialdireito civildireito médicodireito empresarialdireito civildireito de famíliainventáriomarcasdireito tributárioDireito Civildireito civildireito tributáriodireito imobiliárioisençãopensão alimentíciaalimentos gravídicospartilhadireito civildireito médicodireito tributárioinventáriodireito civildireitos humanosdivórciodireito civilipvadireito civildireito de famíliadireito empresarialproteção de dadosdireito empresarialdireito civilcasamentodireito civildireito civildireito civildireito civilplanejamento sucessóriodireito do consumidordivórciodireito do consumidordivórcioproteção de dados pessoaispensão alimentíciadireito contratualpropriedade intelectualdireito de famíliadireito constitucionaldireito civildireito de famíliadireito civilDireito Tributáriodireito contratualdireito civildireito civilcasamentodireito das sucessõesdireito tributáriodireito imobiliáriodireito civilproteção de dadosalimentosdireito imobiliáriodissolução de união estáveldireito civilpensão alimentíciaLGPDdireito constitucionaldireito civildireito civildireito civilunião estáveldireito da saúdedireito de famíliadireito civildireito das sucessõesdireito tributáriodireito civildireito civildireito imobiliárioDireito de Famíliaherançaipvadireito das sucessõesdireito do consumidoritcmddireito civildireito tributáriodireito de famíliadireito empresarialdireito civildireito do consumidordireito civildireito civildireito civildireito imobiliáriodireito contratualdireito médicodireito de famíliaherançadireitos humanosdireito empresarialcompliancedireito civil