Como funciona a carência estendida do FIES para médicos residentes?

Após a graduação em medicina, o início da residência é um marco muito importante na carreira.

Todavia, pouco se é divulgado sobre os direitos do médico residente como o auxílio moradia  e a carência estendida do FIES que garante a suspensão das parcelas até que seja concluída a residência.

Este direito está previsto no §3º do artigo 6º-B da Lei n. 10.260/2001 e traz como requisitos para tal benefício estar matriculado em uma residência vinculada à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e que a residência seja considerada como de especialidade prioritária pelo Ministério da Saúde.

A Portaria Conjunta n. 03/2013 em seu anexo II traz as seguintes especialidades como prioritárias: clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, neonatologia, medicina intensiva, medicina de família e comunidade, medicina de urgência, psiquiatria, anestesiologia, nefrologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, cirurgia do trauma, cancerologia clínica, cancerologia cirúrgica, cancerologia pediátrica, radiologia e diagnóstico por Imagem e radioterapia.

Pois bem, em que pese a Portaria Normativa n. 07/2013 traga nos incisos I e II do §2º do artigo 6º prazo para requerer o benefício diferenciando a regra para contratos com ou sem carência, é necessário ressaltar que tal requisito não está presente na Lei do FIES de modo que a limitação imposta fere a hierarquia das normas.

O pedido deve ser realizado primeiramente de forma administrativa? Não necessariamente considerando que não há exigência para prévio requerimento administrativo e, portanto, há a possibilidade de ajuizar a ação judicial diretamente.

E se o requerimento administrativo for negado? Será necessária uma consulta jurídica para análise do caso e avaliação acerca da viabilidade de ajuizar a demanda judicial.

Entre em contato AQUI para agendar a sua consulta.

CATEGORIAS

direito civilcasamentodireito imobiliáriodireito civilplanejamento sucessórioinventáriodireito civilinventáriodireito imobiliáriodireito civildireito do consumidordireito das sucessõesdireito empresarialdireito civildireitos humanosdireito empresarialherançaalimentos gravídicosdireito civildireito tributáriodireito constitucionaldireito médicopropriedade intelectualdireito civilalimentosdireito tributáriodireito civildireito empresarialdireito civildireito contratualdireito civildivórcioDireito Civildireito tributáriodireito constitucionaldireito civildireito do consumidordireitos humanosdireito do consumidordireito imobiliáriodireito de famíliaproteção de dados pessoaisdireito tributáriodireito civildireito civildireito médicounião estáveldireito civildireito civildireito contratualipvaisençãoDireito de Famíliadireito civildireito empresarialproteção de dadosdireito civildireito das sucessõesdireito de famíliadireito das sucessõesdireito empresarialdireito civilDireito Tributáriodireito contratualdireito empresarialdireito de famíliaLGPDdireito civildireito civildivórciodireito tributáriodireito civildissolução de união estáveldireito civildireito tributáriodireito imobiliáriodireito do consumidordireito empresarialdireito civilherançadireito civildivórciodireito de famíliadireito civilpensão alimentíciadireito imobiliáriodireito de famíliadireito civilitcmdcasamentodireito civilproteção de dadosmarcasdireito civildireito da saúdepartilhadireito de famíliapcddireito civilpropriedade intelectualisençãodireito médicodireito civilcomplianceipvapensão alimentíciadireito civilpensão alimentíciadireito civil