É possível abaixar o valor da pensão alimentícia?

A pensão alimentícia é direito da criança. Mesmo que um dos genitores queira abdicar da pensão para o filho, não é possível posto que o titular do direito ao recebimento dos alimentos é a criança.

Por ser impossível a criança ser capaz de se sustentar, a necessidade dos alimentos (que compreendem não somente a alimentação, mas também a educação, saúde, lazer, vestuário, etc) é presumida.

Dessa forma, é imprescindível a fixação do valor da pensão alimentícia com data para pagamento mensal.

Após a determinação do valor a ser pago, pode acontecer de algum evento fazer com que o Genitor perca a possibilidade de arcar com o valor fixado.

Então, pode deixar de pagar a pensão alimentícia? Em hipótese alguma. O valor determinado tem que ser pago pontualmente – se isso não ocorrer, o Genitor estará sujeito à cobrança da pensão podendo sofrer penhora de bens ou prisão a depender do rito escolhido no processo de execução.

Mas, se houve uma modificação financeira que torna impossível o pagamento da pensão, o que é possível fazer? Ação de revisão de pensão visando a redução do valor.

Com a modificação financeira, o ideal é ingressar com o processo o quanto antes. Entre em contato AQUI

CATEGORIAS

LGPDdireito imobiliáriodireito civildireito civildireito imobiliáriodireito de famíliadireito empresarialdireito civilipvaproteção de dadosDireito de Famíliainventáriodireito civilDireito Tributáriodireito constitucionaldireito civilmarcasdireito do consumidordireito de famíliadireito civildireito civildireito das sucessõesdireito de famíliadivórciopensão alimentíciadireito civildireito imobiliáriopcddireitos humanosdireito tributáriodireito civilpensão alimentíciaherançadireito civildireito contratualalimentosdireito civildireito civildireito civildireito civildireito de famíliadireito empresarialcompliancedireito empresarialdissolução de união estávelisençãoproteção de dados pessoaisdireito das sucessõesdireito de famíliapropriedade intelectualdireito tributáriodireito tributáriodireito civildireito constitucionaldivórciodireitos humanosdireito médicodireito tributáriounião estáveldireito civildireito tributáriodireito médicodireito civilpensão alimentíciadireito médicodireito da saúdedireito civildireito imobiliáriodireito empresarialdireito do consumidoripvadireito civildireito civildireito civilpartilhadireito empresarialdireito do consumidordireito civilplanejamento sucessóriodireito civildireito do consumidorDireito Civildireito tributárioisençãodireito imobiliáriopropriedade intelectualherançadivórciodireito civildireito civildireito civilinventáriocasamentodireito civildireito empresarialitcmddireito civildireito das sucessõesdireito contratualdireito civildireito civilproteção de dadosdireito empresarialdireito civilalimentos gravídicosdireito contratualdireito civilcasamentodireito de família