Revisão de alimentos: entenda

No momento de fixar um valor para a pensão alimentícia, as partes geralmente firmam um acordo fixando um valor que retrata a atual condição financeira daquele que paga a pensão alimentícia.

 

Todavia, é bastante comum que após um tempo a situação financeira do alimentando se modifique – para melhor ou para pior.

 

E com isso surge a dúvida: se eu já firmei um acordo ou já existe uma sentença ditando o valor a ser pago de pensão alimentícia, eu posso pedir para esse valor ser modificado?

 

A resposta é sim

 

Isto porque, o artigo 1.699 do Código Civil e o artigo 15 da Lei n. 5.478/68 (lei de alimentos) concedem a possibilidade de qualquer uma das partes ingressar no judiciário com o fito de demonstrar a necessidade de majoração, redução ou exoneração dos alimentos.

 

Analisemos as hipóteses:

 

A majoração de alimentos é requerida pelo alimentando, demonstrando a insuficiência dos valores fixados ou fato novo/grave que justifique a necessidade de receber um valor maior, dentre outros.

 

A redução de alimentos é requerida pelo alimentante, quando há situações de desemprego, doenças graves, problemas financeiros, nascimento de outros filhos, dentre outros.

 

A exoneração de alimentos também é requerida pelo alimentante, geralmente quando o filho já atingiu a maioridade e não está cursando ensino superior, pela emancipação, quando o filho já está independente, dentre outras hipóteses.

 

Desta forma, é de suma importância que – em caso de diminuição da capacidade financeira de arcar com a pensão alimentícia – o genitor alimentante ingresse na justiça com o fito de demonstrar a impossibilidade de pagamento antes que, em razão de inadimplemento, haja a execução da pensão.

 

Nosso escritório é especialista neste tipo de demanda.

 

Entre em contato conosco: (11) 98215-5942 (whatsapp).

CATEGORIAS

direito civildireito civildireito médicodireito civildireito civilinventáriodireito civildireito civilpensão alimentíciadivórcioipvadireito civilpropriedade intelectualdireito imobiliáriodireito tributáriodireito de famíliadireito civildireito empresarialdireito civildireito de famíliaproteção de dadosdireito tributárioisençãodireito empresarialdireito imobiliáriodireito de famíliadireito de famíliapensão alimentíciadireito médicodireito imobiliáriodireito civildireito civildireito civilpcddireito civildireito civildireito constitucionaldireito civildireito do consumidordireito constitucionalproteção de dadosdissolução de união estáveldireito de famíliadireito empresarialdireito tributáriodireito civilplanejamento sucessórioDireito de Famíliadireito imobiliáriodireito empresarialpropriedade intelectualdireito civildireito civildireito do consumidordireito contratualdireito do consumidordireito civilDireito Civildireito empresarialdireito civildireito civildivórciodireito da saúdecasamentoinventáriodireito tributáriodireito das sucessõesdireito empresarialdireito civildireito das sucessõesdireito civildireito tributáriodireito civilalimentoscompliancedireito contratualalimentos gravídicosdireito civilLGPDherançapensão alimentíciadireito civilDireito Tributáriodireito do consumidoripvaunião estáveldireito empresarialdireitos humanosdireito das sucessõesmarcasitcmddireito de famíliadireito civilpartilhacasamentodireito civilisençãodireitos humanosdireito médicodireito civildireito civildireito civilherançadireito imobiliáriodivórcioproteção de dados pessoaisdireito tributáriodireito civildireito contratual